Walking Football Brasil e PROEF Jacaraípe completam 2 anos de Núcleo da modalidde em Serra no ES.
- WFB
- 29 de jun.
- 4 min de leitura
Núcleo foi o primeiro oficial no Estado do Espírito Santo e WFB deve ampliar atuação no município em parceria com o Programa de Orientação ao Exercício Físico.

A Walking Football Brasil (WFB) organização responsável pela disseminação oficial da modalidade de futebol caminhando para pessoas 60+ no Brasil e Melhor Organização Social do Esporte do país em 2024, pelo Prêmio Melhores ONGs, em parceria com o Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF), da Secretaria de Saúde da Serra, completou 2 anos de aliança na difusão da modalidade walking football no município.

A comemoração aconteceu no último dia 28 de junho, no Parque Caminhos do Mar, em Bicanga na cidade de Serra e contou com a participação das pessoas 60+ integradas ao projeto, liderado pela profissional de educação física Aline de Souza. Aline é uma das primeiras profissionais de educação física certificadas pela Walking Football Brasil e é responsável pela introdução do núcleo no Espírito Santo.
"Comemorar dois anos do Walking Football é celebrar mais do que a prática esportiva — é reconhecer conquistas individuais, superações e vínculos construídos a cada encontro. O projeto nasceu com o propósito de promover saúde, inclusão e qualidade de vida, e tem mostrado, na prática, o quanto o esporte pode transformar rotinas e fortalecer o bem-estar físico e emocional das pessoas" afirmou Aline

Na ocasião, Cássia Costa, diretora do escritório WFB ES e MG esteve presente, para celebrar esse importante momento.
"Foi incrível ver o engajamento das pessoas 60+ e a energia do núcleo Serra, da modalidade. Temos novidades para a ampliação do projeto no território e tão logo vamos levar o esporte para mais pessoas 60+ e mais localidades." destaca Cássia Costa
A turma 60+ esteve animada na atividade e deixou sua energia vibrar com a prática do esporte.

A Walking Football Brasil atua no esporte de participação e também no esporte competitivo. Recentemente, iniciou suas seletivas para formação de times oficiais de diferentes categorias com mulheres e homens 50+, 60+, 70+, para a representação nacional do esporte.
Serão selecionados também atletas da Serra no Espírito Santo, para compor a nossa Seleção da modadlidade.
Uma parceria incrível
“A parceria com o PROEF e o amplo trabalho realizado pela Aline Souza em Serra é incrível pois compreende a perspectiva da pluralidade e heterogeneidade das pessoas 60+. É um olhar atento para o Envelhecimento Ativo. Um trabalho lindo e que vai ganhar mais adeptos com o nosso crescimento, já previsto" destaca Ricardo Leme Pacheco, presidente e um dos fundadores da organização WFB.
Sobre a Walking Football Brasil
A Walking Football Brasil nasceu em 2018 para cocriar soluções e experiências para uma longevidade ativa e plena, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das pessoas 60+ de todos os gêneros e fortalecendo vínculos intergeracionais. A Walking Football Brasil é a organização representativa do esporte em nosso país, junto à FIWFA, órgão regulador do Walking Football Internacional, que tem como responsabilidade gerenciar e orientar o crescente cenário internacional, promovendo o bem-estar social e físico.

Atualmente, a organização mantém centros de treinamento e pesquisa em cidades como: Itapevi, Guarulhos, Jundiaí, Cajamar, Campinas, São Paulo, além da abertura de filiais nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 16 centros da modalidade nestas localidades. Em 2025, fortaleceu a Rede WFB com formação e certificação de profissionais de Educação Física em 47 cidades das 05 regiões do Brasil.
Impactou em 2024 mais de 2 mil participantes entre pessoas idosas e participantes intergeracionais, tanto na modalidade competitiva, quanto no eixo Esporte para a Vida.
Em 2024 e 2025, a área de pesquisa da Walking Football Brasil, vem se fortalecendo e, realizou publicações em parceria com a professora Dra. Júlia Barreira da Unicamp, como artigos cientifícos, livro entre outros estudos que demonstram os benefícios da prática de walking football no cotidiano das pessoas 60+. Na Unicamp, também há um núcleo da modalidade e deverá ser o palco de treinamento das mulheres durante as Seletivas WFB 2025.

No Brasil, vale ressaltar que as mulheres no âmbito Esporte para a Vida, representam 66% das participantes do esporte.
Esse dado é de grande relevância uma vez que estiveram proibidas de jogar futebol no país, até 1974. Em 2025 elas representarão o país durante a participação na World Nations Cup na Espanha.
A WFB foi considerada a Melhor Organização Social do Brasil na categoria Esporte, pelo Prêmio Melhores ONGs 2024 e foi reconhecida por 04 anos consecutivos com o Prêmio do Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Pessoas Idosas, na cidade de São Paulo, prêmio concedido a iniciativas transformadoras na cidade, pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
Sobre a modalidade Walking Football
É uma modalidade de futebol onde é proibido correr e o contato físico é reduzido, tornando o esporte mais inclusivo e acessível. Surgiu no Reino Unido para engajar a população acima de 50 anos, atuando como importante política pública, aumentando significativamente os níveis de bem-estar físico e emocional de seus participantes.
No Brasil a WFB compreende a importância de fortalecer o esporte, com o olhar para o Envelhecimento Ativo.
Matérias de imprensa
Publicações
Site e redes sociais WFB
Informações à imprensa
clipping: https://www.WFB.org.br/imprensa
Informações para empresas
Ricardo Leme Pacheco

Presidente e um dos fundadores da Walking Football Brasil.
Relações Públicas, estudou Negócios de Impacto Social pela Fundação Dom Cabral, Gestão Estratégica do Esporte pela FGV/SP e especialização em Gerontologia e Interdisciplinaridade pela São Camilo. Em 2023 foi um dos finalistas premiados como RP do Ano, na categoria Terceiro Setor, pelo Conselho dos Profissionais de Relações Públicas.
Telefone: (11) 98230-7483
Comments