top of page
Foto do escritorWFB

Walking Football Brasil recebe jogadores suecos de times da modalidade em partida de amizade entre os países.

Atualizado: há 2 horas

O evento aconteceu no Anhembi em São Paulo, a convite da WFB que esteve como um dos expositores da Longevidade Expo + Fórum 2024


A Walking Football Brasil (WFB) organização responsável pela disseminação oficial da modalidade de futebol caminhando para pessoas 60+ no Brasil, convidou um grupo de jogadores da Walking Football Suécia para um jogo da amizade entre as nações, durante a Longevidade Expo + Fórum no Anhembi em São Paulo, evento em que a WFB participa desde a primeira edição e em 2024 esteve com um estande de atividades.


O jogo marca um momento histórico em que o Brasil recebe, pela primeira vez, jogadores de walking football de fora do país para uma partida amistosa. Em 2025, a Walking Football Brasil levará delegações da modalidade para a World Nations Cup, na Espanha e parte dos atletas suecos que estiveram por aqui, deverão se encontrar novamente com nossos jogadores.


É sabido que os caminhos de Brasil e Suécia em Copas do Mundo e nos Jogos Olímpicos sempre foram marcados por encontros que colocaram frente a frente as seleções dos dois países e, de certa maneira, marcaram a história do futebol mundial com esses duelos incríveis, seja no futebol masculino ou feminino. Realizamos um jogo amistoso de walking football unindo os dois povos assim como ocorreu há 66 anos, na final da Copa do Mundo de 1958, quando as duas seleções se enfrentaram em território sueco e, tão simbólico quanto o primeiro título da seleção brasileira, foi a receptividade do povo sueco para jogadores como Pelé, Garrincha, Zagallo, Gilmar, Bellini entre outros.


A participação dos suecos surgiu de um convite da WFB em recepcionar o grupo e a proposta foi ao encontro de uma partida amistosa, com trocas de experiências sobre o esporte fortalecendo um intercâmbio cultural e esportivo entre os países, além claro, de apresentar a forma como desenvolvemos o esporte no Brasil, o país do futebol. Foram recebidos 06 atletas suecos que se juntaram às diversas ações promovidades para milhares de pessoas 60+, na maior feira sobre o ecossistema da longevidade na cidade de São Paulo.



O grupo que teve apoio brasileiro para sua estadia em São Paulo, participou de uma reunião com o presidente da organização WFB, Ricardo Leme e parte da equipe de gestão, na região da Faria Lima na captial paulista, abordando e discutindo os desafios de ambos os países para a difusão e solidificação do esporte. Na agenda o grupo ainda pode se conectar com o Museu do Futebol, acompanhado da equipe WFB e com dia livre para visita a um estádio de futebol.



Ricardo Leme, presidente da Walking Football Brasil (à direita) e Benke, da Suécia no Jogo da Amizade.

No dia 01 de outubro de 2024, data que se comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa, 16 atletas brasileiros e 06 suecos se conectaram pelo futebol caminhando em um incrível Jogo da Amizade com Walking Football Brasil e Gatefootball Sweeden. Foram algumas rodadas de jogos em conjunto, com o ritual da entrega da flâmula dando início aos jogos, além de momentos de grandes jogadas e alegria.




Ricardo Leme presidente da Walking Football Brasil em entrevista para TV

Para Ricardo Leme, presidente da Walking Football Brasil, o evento marca o compromisso da organização brasileira com o intercâmbio que amplia as relações entre as nações, unidas pelo futebol e o olhar cada vez mais ampliado para esssa modalidade em um cenário crescente de pessoas 60+ no Brasil e no mundo e consequentemente, da modalidade.




“Receber atletas de walking football de fora do Brasil, como o grupo incrível da Suécia, nos amplia o olhar para um intercâmbio entre as nações conectados por essa grande paixão que é o futebol. A Walking Football Brasil, vê o crescente número de pessoas 60+ no país, que já ultrapassa 32 milhões de pessoas e sabe do compromisso de disseminar o esporte, além de dar visibilidade nacional e internacional do esporte.

destaca Ricardo Leme, presidente e um dos fundadores da organização.



Brasileiros e suecos em Jogo da Amizade 2024 no Anhembi em São Paulo. Jogo histórico.

Jogadores participantes:


  1. Ademildo Duarte Sarinho - Walking Football Brasil

  2. Antonio Barbosa de Souza - Walking Football Brasil

  3. Aparecido Pereira - Walking Football Brasil

  4. Benke Bergström - Gatfootball Sweeden

  5. Claes Henriksson - Gatfootball Sweeden

  6. Diego Liguori - Walking Football Brasil

  7. José Augusto dos Santos - Walking Football Brasil

  8. Kent Björk - Gatfootball Sweeden

  9. Kurt Sjöberg - Gatfootball Sweeden

  10. Manuel Pequeno - Walking Football Brasil

  11. Marcos Natal - Walking Football Brasil

  12. Mário Massato Sugui - Walking Football Brasil

  13. Mats Johansson - Gatfootball Sweeden

  14. Odair Geraldo - Walking Football Brasil

  15. Paulo Gonçalves Passos - Walking Football Brasil

  16. Paulo de Souza Santos - Walking Football Brasil

  17. Paulo Razzori - Walking Football Brasil

  18. Roberto Cortez Gabeira - Walking Football Brasil

  19. Rojne Öhman - Gatfootball Sweeden

  20. Waldomiro Machado - Walking Football Brasil

  21. Wilson Pereira de Oliveira - Walking Football Brasil

  22. Tomio Ito - Walking Football Brasil




Imagens: Agência Gondwana (gondwana.fc)


Sobre a Walking Football Brasil


A Walking Football Brasil nasceu para cocriar soluções e experiências para uma longevidade ativa e plena, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das pessoas 60+ de todos os gêneros e fortalecendo vínculos intergeracionais. A Walking Football Brasil é a organização representativa do esporte em nosso país, junto à FIWFA, órgão regulador do Walking Football Internacional, que tem como responsabilidade gerenciar e orientar o crescente cenário internacional, promovendo o bem-estar social e físico.


Equipe de colaboradores da Walking Football Brasil.

Atualmente, a organização mantém centros de treinamento e pesquisa em Itapevi, Guarulhos, Jundiaí, Cajamar e São Paulo (capital em 03 regiões da cidade), além de parcerias em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul  atendendo um público diversificado, tendo impactado em 2023 mais de 2 mil participantes entre pessoas idosas do projeto e participantes intergeracionais. No último trimestre de 2024 leva por meio de formação voltada à profissionais de educação física, a modalidade para mais de 40 cidades brasileiras nas 05 regiões do Brasil, apoiando no desafio de implantação e formação de clubes e times, o olhar para a diversidade e inclusão, seja no esporte colaborativo e lúdico, chamado Esporte Para a Vida, ou no esporte oficializo às regras internacionais, o Esporte de Competição.


No Brasil, vale ressaltar que as mulheres no âmbito Esporte para a Vida, representam 66% das participantes do esporte.


Esse dado é de grande relevância uma vez que estiveram proibidas de jogar futebol no país, até 1974. Em 2025 elas representarão o país durante a participação na World Nations Cup na Espanha.


A WFB foi reconhecida por 04 anos consecutivos com o Prêmio do Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Pessoas Idosas, na cidade de São Paulo, prêmio concedido a iniciativas transformadoras na cidade, pela Prefeitura Municipal de São Paulo.


Sobre a modalidade Walking Football


É uma modalidade de futebol onde é proibido correr e o contato físico é reduzido, tornando o esporte mais inclusivo e acessível. Surgiu no Reino Unido para engajar a população acima de 50 anos, atuando como importante política pública, aumentando significativamente os níveis de bem-estar físico e emocional de seus participantes.


Site e redes sociais WFB



Informações à imprensa



Informações para empresas



Ricardo Leme


Presidente e um dos fundadores da Walking Football Brasil.

Relações Públicas, estudou Negócios de Impacto Social pela Fundação Dom Cabral, Gestão Estratégica do Esporte pela FGV/SP e especialização em Gerontologia e Interdisciplinaridade pela São Camilo. Em 2023 foi um dos finalistas premiados como RP do Ano, na categoria Terceiro Setor, pelo Conselho dos Profissionais de Relações Públicas.


Telefone: (11) 98230-7483

587 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page