top of page

O Brasil já ultrapassa 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais (IBGE, 2022) e estima-se que em 2050 o país supere a marca de 67 milhões de pessoas 60+, conforme projeções do Portal de Dados do Envelhecimento da OMS - World Helth Organization.

 

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, a expectativa de vida média dos brasileiros, é 76,3 anos. Isso é muito maior se comparado a década de 40, quando a média era 45,5 anos.

Isso, não necessariamente indica melhora nas condições de saúde e necessidades atendidas. Dessa forma, a OMS definiu esta década, como a Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, e estabeleceu algumas diretrizes que venham a contribuir com esse cenário, com base na Estratégia Global da OMS sobre Envelhecimento e Saúde, no Plano de Ação Internacional das Nações Unidas para o Envelhecimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas 2030.

Diretrizes da Década do Envelhecimento Saudável:

• Combate ao preconceito etário

• Ambientes amigáveis aos idosos

• Alinhamento de sistemas de saúde

• Cuidado a longo prazo

A longevidade no Brasil

Aumento da expectativa de vida

Metodologia Exclusiva Walking Football Brasil

 

Desenvolvemos uma metodologia transversal que desenvolve e estimula, em todas as linhas dos projetos, o diálogo social e empático, promovendo entre os participantes, desafios de cooperação, integração e de ação-reflexão pautada nos diferentes contextos sociais encontrados.

 

Essa metodologia está baseada em quatro passos fundamentais, que valorizada a heterogeneidade da população 60+ no Brasil, partindo de escuta ativa, diálogo e análise de contexto dos participantes, e consequentemente a promoção de atividades de walking football alinhadas com o perfil dos idosos.

Estamos orientados pela agenda do Envelhecimento Ativo e por diversos estudos promovidos pelo prof. Dr. Alexandre Kalache, destacando o fortalecimento de competências que valorizem e fortaleçam capitais humanos essenciais para o processo de envelhecimento, como:

• Saúde

• Participação

• Segurança

• Conhecimento ao Longo da Vida

WalkingfootballBrasil23.png

1.

SINERGIA

Levantamento de dados, diálogo social, pesquisa e análise de contextos diversos que impactam diretamente na execução do projeto e contribuição direta para o desenvolvimento em linha com longevidade e bem-estar.

2.

CONEXÃO

Introdução à metodologia Walking Football Brasil para o desenvolvimento das atividades socioeducativas sempre em sinergia com temas transversais de educação, considerando os eixos norteadores da nossa missão/inspiração.

3.

PASSO A PASSO

O conteúdo formativo desenvolvido nos mais altos padrões de qualidade, que deve estar alinhado às práticas internacionais, organizadas pela WFB no Brasil e em sinergia com o contexto brasileiro e o perfil socioemocional de seus participantes.

4.

REFLEXÃO

Diálogos com os participantes, em diferentes níveis e fases da aplicabilidade do projeto, com o intuito de promover uma avaliação contínua de resultados e relatoria sistemática que contribua com a evolução do esporte e seus diferentes benefícios e impacto social.

4 passos da nossa metodologia

bottom of page