top of page
  • Foto do escritorWFB

Ricardo Leme, presidente da Walking Football Brasil é indicado ao Prêmio Relações Públicas do Ano.

Atualizado: 20 de nov. de 2023




No último dia 15 de novembro, Ricardo Leme, relações públicas, empreendedor social, presidente e membro fundador da organização social Walking Football Brasil (WFB), foi indicado ao Prêmio Profissional de Relações Públicas do Ano de 2023, realizado CONRERP, autarquia federal, que integra o Sistema CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), e que tem por finalidade regular a profissão de Relações Públicas dentro dos Estados de São Paulo e do Paraná.


De acordo com o portal do CONRERP, o prêmio está em sua quinta edição e está consolidado como forma de reconhecer e homenagear profissionais aclamados pela sociedade por suas atuações, com base na excelência técnica e princípios éticos da profissão. Ricardo Leme foi indicado pela categoria Terceiro Setor, área em que está envolvido desde 2011, atuando como executivo de desenvolvimento institucional de organizações e, desde 2018, dedicado à construção de fortalecimento da Walking Football Brasil, organização representativa da modalidade homônima, focada na longevidade ativa das pessoas 60+ por meio do esporte.


A indicação ao prêmio é um marco para a trajetória do relações públicas e empreendedor social, que desde o início dedicou-se executivamente ao crescimento da WFB com estratégia de relações públicas que contabiliza, centenas de pautas de imprensa e patrocinadores de projetos, como: Pfizer, Itaú, Machado Meyer Advogados, Mercado Livre, Bayer, Centauro, Simpress HP, Instituto Center Norte, Ambev, Dexco-Deca, Engie Energia, Arteris entre outros.


A organização Walking Football Brasil a qual Ricardo Leme se dedica, atua no ecossistema da longevidade, levando a modalidade walking football, um futebol preparado para pessoas 50, 60+, onde uma das principais regras, é jogar caminhando, tornando-o inclusivo, proporcionando relevantes índices positivos de saúde e bem-estar. O esporte nasceu na Inglaterra e vem se popularizando pelo mundo e é representado no Brasil pela Walking Football Brasil, organização da sociedade civil, que instituiu a prática no país, capacitando profissionais e democratizando a modalidade, por meio de sua metodologia, para diversos espaços que atuam com a população longeva, como: Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa, Clubes e Espaços Comunitários. Atualmente a organização tem atividades em cidades como São Paulo, Cajamar, Jundiaí, Guarulhos, Itapevi e atuação com parceria com universidades e municípios nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além de em breve divulgar seu plano nacional de formação de professoras e professores nas cinco regiões do país, com previsão de formação e certificação de mais de 400 profissionais ainda no primeiro semestre de 2024.


Para Ricardo Leme, relações públicas e CEO da Walking Football Brasil, a modalidade tem um papel social importante para o desenvolvimento e impacto positivo na vida das pessoas 60+ compreendendo a sua heterogeneidade


“Atuamos com o esporte para o desenvolvimento humano e em sinergia com a agenda da longevidade ativa, criada pelo médico Dr. Alexandre Kalache. Hoje no Brasil, existem mais de 32 milhões de pessoas idosas e o estímulo ao exercício físico, como a prática de walking football, contribui para o bem-estar destas pessoas, além de contribuir para essa longevidade ativa. Quando respeitamos às diferenças das pessoas 60+ e as incluímos em um projeto de futebol que se joga caminhando, atuamos para melhorar o bem-estar físico e emocional destas pessoas, além do promover a construção de um espaço de diálogo e interação social”.

Segundo ele, estar indicado para a categoria Terceiro Setor, do Prêmio de RP do Ano, é uma grata surpresa, mas fruto de muito esforço no desenvolvimento da WFB.


“Estar entre os indicados como Profissional de Relações Públicas do Ano de 2023 na categoria Terceiro Setor é uma surpresa muito positiva ao mesmo tempo que consolida todo o trabalho dedicado ao desenvolvimento institucional da Walking Football Brasil. É incrível” finaliza Ricardo Leme.

Os indicados ao prêmio em suas categorias, serão escolhidos por meio de votação pública, com votação aberta a partir de 16 de novembro no site do CONRERP ou pelo link aqui destacado. No site da Walking Football Brasil também disponibilizamos na página principal. A Cerimônia de Premiação será no município de Curitiba, no dia 01 de dezembro, em alusão ao mês que coincide com a data nacional comemorativa da profissão.


Sobre Ricardo Leme


Relações Públicas, empreendedor social, presidente e fundador da Walking Football Brasil, estudou Negócios de Alto Impacto Social pela Fundação Dom Cabral, Gestão Estratégica do Esporte pela FGV/SP e especialização em Gerontologia e Interdisciplinaridade pelo Centro Universitário São Camilo. Integra o Programa Executivo em Negócios na Fundação Dom Cabral. Atuou como executivo nas áreas de comunicação, relacionamento e desenvolvimento institucional em empresas e Organizações Sociais.

Com foco na atuação do ecossistema da longevidade, Ricardo Leme, já levou ações e palestrou em eventos como o Longevidade Expo + Fórum, o mais importante evento brasileiro do tema.




Sobre a Walking Football Brasil


A WFB é a organização responsável pela disseminação e estruturação oficial da modalidade de futebol adaptado aos maduros, que se joga caminhando, com menor impacto e riscos de lesão. A modalidade está presente em mais de 16 países e 2000 clubes pelo mundo.


Está ligada a federação internacional da modalidade na representação do esporte no país e, desde 2019, já mobilizou mais de 1000 pessoas em atividades diversas, realizou 14 eventos, desenvolveu projetos socioeducativos e socioesportivos integrados, como o Movimenta.me, voltado para levar experiências positivas e atividades físicas para idosos em isolamento social.


A organização é parceira do Revivendo Memórias do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP e do Museu do Futebol.


Em 2020, 2021 e em 2022, foi reconhecida consecutivamente com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade do Município de São Paulo na categoria Pessoas Idosas, pela iniciativa de introdução da modalidade para os maduros. Em 2021 passa a integrar a REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, uma das mais importantes redes de valorização do esporte para o desenvolvimento humano.


Está conectada ao primeiro hub do ecossistema de organizações do esporte brasileiro, o Arena HUB e foi acelerada pelo programa de impacto social VOA.


Atualmente, por meio de projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte Federal e Fundo da Pessoa Idosa, a organização deve fechar o ano com a estruturação de dez Núcleos Integrantes à Rede WFB, em parcerias com Secretarias de Esportes, Secretarias de Desenvolvimento Social e Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa de municípios, como: São Paulo, Guarulhos, Cajamar, Jundiaí e Itapevi, além de parcerias com universidades para desenvolvimento do método em estados como SC e RS.


Para o segundo semestre de 2024 a WFB prevê o lançamento de uma convocatória de novas organizações parceiras para integrar à Rede WFB e formação para certificação de profissionais de educação física das cinco regiões do Brasil.


Empresas como: Ambev, Itaú, Pfizer, Machado Meyer Advogados, Dexco, Arteris, Center Norte, Simpress, Centauro e Centauro, estão entre os patrocinadores dos projetos da Walking Football Brasil.


Em 2021, foi selecionada dentre 328 organizações, como uma das 26 a serem apoiadas pelo Itaú Esporte 2022.


A WFB tem uma área específica para acompanhamento dos projetos e avaliação de indicadores. Está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e estratégia do Envelhecimento Ativo (OMS).


Para votar no Prêmio RP do Ano Categoria Terceiro Setor



Conheça nosso site e redes sociais WFB



Informações à imprensa



Informações para empresas

contato@wfb.org.br


Telefone: (11) 98443-5042

39 visualizações
bottom of page