top of page
Buscar

Walking Football Brasil é escolhida na categoria esporte comunitário no Prêmio FGV de Responsabilidade Social 2025

  • Foto do escritor: WFB
    WFB
  • 14 de set.
  • 4 min de leitura

OSC está entre as seis organizações reconhecidas nas categorias do prêmio.


A Walking Football Brasil (WFB) organização responsável pela disseminação oficial da modalidade de futebol caminhando para pessoas 60+ no Brasil, foi a organização esprotiva, selecionada para a 2ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social da Fundação Getúlio Vargas. O Prêmio FGV de Responsabilidade Social é uma iniciativa do Fórum Permanente de Responsabilidade Social da Fundação Getulio Vargas. Com foco em valorizar práticas cuja iniciativa esteja em sinergia com impacto social positivo, o prêmio ainda conta com parceiros como Aegea e TV Globo.


O prêmio, que é um dos mais importantes do país, definiu finalistas em suas seis categorias: Esporte Comunitário, Educação, Meio Ambiente e Sanemaento, Saúde, Arte e Cultura. Ao longo das fases de premiação, a FGV selecionou as seis organizações que serão premiadas em cerimônia à se realizar no dia 29 de setembro no auditório da FGV no Rio de Janeiro. A Walking Football Brasil é a iniciativa escolhida na categoria Esporte Comunitário e estará presente na premiação.


“Estar entre as organizações sociais reconhecidas e ser escolhida na categoria esporte é incrível, pois reforça o nosso compromisso com o impacto social na vida das pessoas idosas por meio do nosso esporte inclusivo com a prática de walking football, neste, que é um dos mais importantes prêmios da responsabilidade social do Brasil" destaca Ricardo Leme Pacheco, presidente e um dos fundadores da Walking Football Brasil.

Prêmios da organização


Além do Prêmio FGV de Responsabilidade Social, a Walking Football Brasil, no final de 2024, foi considerada a Melhor Organização Social do Brasil na categoria Esporte, reconhecimento nacional editado pelo Prêmio Melhores Ongs. Esse prêmio também é uma importante referência para organizações brasileiras e reconhece as ONGs a partir de critérios rigorosos de análise, junto a uma banca de importantes especialistas da área de impacto social, acadêmicos e jornalistas do país. 


Em 2025, foi reconhecida internacionalmente pela entidade suíça thedotgood. como uma das melhores organizações do Brasil, no Brazil 75 SGO (Social Good Organizations), além de ser reconhecida como pelo Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Cidade de São Paulo, por 04 anos.


Ricardo Leme Pacheco, um dos fundadores da organização, foi um dos finalistas premiados em 2023, como relações públicas com relevância de atuação na categoria Terceiro Setor.


Equipe Walking Footbaal Brasil em foto.
Parte da equipe da Walking Football Brasil

Sobre a Walking Football Brasil


A Walking Football Brasil nasceu para cocriar soluções e experiências para uma longevidade ativa e plena, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das pessoas 60+ de todos os gêneros e fortalecendo vínculos intergeracionais. A Walking Football Brasil é a organização representativa do esporte em nosso país, junto à FIWFA, órgão regulador do Walking Football Internacional, que tem como responsabilidade gerenciar e orientar o crescente cenário internacional, promovendo o bem-estar social e físico.

Idoso jogando Walking Football na Walking Football Brasil
Jogo de Walking Football durante a Longevidade Expo + Forum 2024

Equipe Walking Football Brasil
Equipe de colaboradores da Walking Football Brasil.

Atualmente a organização mantém diretamente, com recursos da WFB ou de projetos incentivados, 16 núcleos WFB (que funcionam como Centros de Treinamento e Evolução Metodológica) nas cidades de Itapevi, Guarulhos, São Paulo, Cajamar, Jundiaí além de parcerias para difusão no Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Lançamos nosso programa de formação de profissionais de educação física em todo o país, atendendo às regiões brasileiras para a difusão do esporte, com impacto em 47 cidades brasileiras. Em 2024 mais de 2.5 mil pessoas foram impactadas pelas diversas atividades da organização tanto no âmbito de esporte de participação, quanto no esporte coopetitivo.


No âmbito coopetitivo, em 2025 o Brasil recebe jogadoras e jogadores ingleses para um amistoso entre os países, após seletivas para a escolha de atletas brasileiros para a a Seleção Brasileira de Walking Football da WFB.


Atleta feminina de walking football na Walking Football Brasil
Atleta feminina de walking football na Walking Football Brasil

Mulheres na modalidade


No Brasil, vale ressaltar que as mulheres no âmbito Esporte para a Vida, representam 66% das participantes do esporte. Esse dado é de grande relevância uma vez que estiveram proibidas de jogar futebol no país, até 1974.


A WFB acredita que estimular a presença feminina de forma equânime, contribui para que o esporte amplie a participação das mulheres de forma estruturada.


Sobre a modalidade Walking Football


É uma modalidade de futebol onde é proibido correr e o contato físico é reduzido, tornando o esporte mais inclusivo e acessível. Surgiu no Reino Unido para engajar a população acima de 50 anos, atuando como importante política pública, aumentando significativamente os níveis de bem-estar físico e emocional de seus participantes.


Site e redes sociais WFB



Informações à imprensa



Informações para empresas



Ricardo Leme


Ricardo Leme, presidente da Walking Football Brasil

Presidente e um dos fundadores da Walking Football Brasil.

Relações Públicas, estudou Negócios de Impacto Social pela Fundação Dom Cabral, Gestão Estratégica do Esporte pela FGV/SP e especialização em Gerontologia e Interdisciplinaridade pela São Camilo. Em 2023 foi um dos finalistas premiados como RP do Ano, na categoria Terceiro Setor, pelo Conselho dos Profissionais de Relações Públicas. Reconhecido como Top #1 Creator Linkedin Brasil - Favikon Awards 2024 categoria Health & Longevity

Telefone: (11) 98230-7483

 
 
 

Comentários


bottom of page