top of page
  • Foto do escritorWFB

Walking Football Brasil (WFB) e Simpress promovem ação intergeracional da modalidade de futebol 60+

Modalidade inclusiva, que se joga caminhando, aconteceu no Parque da Maturidade em Barueri e amplia as condições de bem-estar e qualidade de vida para os idosos e promove integração entre gerações.


A Walking Football Brasil (WFB), e a Simpress realizaram um evento intergeracional da modalidade de futebol caminhando, no último sábado (28/11) das 09 horas às 13 horas no Parque da Maturidade do município de Barueri. A proposta do evento foi apresentar uma vivência da modalidade walking football, integrando gerações mais novas e pessoas idosas de todos os gêneros, numa prática inclusiva de futebol voltada para bem-estar físico e emocional dos participantes.


A ação promovida pela Walking Football Brasil (WFB), organização oficial da modalidade de futebol que se joga caminhando, juntamente com a Simpress mobilizaram mais de cem pessoas entre atletas e voluntários da empresa no Parque da Maturidade.


A WFB é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) filiada à FIWFA (Federation of International Walking Football Association), e por meio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de Educação Física e outros especialistas, promove o impacto social positivo na introdução do esporte no país.


“Desenvolvemos uma metodologia pedagógica que visa o bem-estar e a socialização da população maior de 60 anos”, relata Ricardo Leme, o fundador e presidente-executivo. “O Brasil possui cerca de 37 milhões de pessoas nessa faixa etária. Queremos contribuir para que haja um impacto social positivo na vida delas”, complementa ele.

A Simpress, parceira da iniciativa, é especialista em outsourcing de equipamentos e soluções de TI e sempre atuou em causas sociais, que mobilizam as comunidades onde atua, por meio de sua iniciativa de Responsabilidade Social, que integra o seu programa Sim Para Todos, parte da sua estratégia de ESG. Para essa ação, integrou seus colaboradores em um momento empático, de valorização da diversidade geracional por meio de uma prática de esporte para o desenvolvimento humano.


Ricardo Leme destacou que ações que estimulam a convivência entre pessoas de diferentes gerações é uma forma de ampliar o olhar empático sobre as diferenças. Para ele há um processo de cooperação entre essas gerações em atividades como walking football e quando as empresas observam os ganhos sociais nessa diversidade, é muito significativo para a população idosa e toda sociedade.


Quando empresas aproximam suas estratégias de responsabilidade social, integrando as pessoas à causa das organizações sociais parceiras, como é o caso da Simpress, o ganho é significativo. Nós amamos esse futebol inclusivo e ao compreender que pessoas maduras são protagonistas nesta prática, fortalecemos questões sociais importantes, como o combate ao idadismo. Integrar diferentes gerações neste esporte é colocar essa pauta de forma lúdica na sociedade e estimular a cooperação nestas diferentes idades."

A proposta de levar walking football para o Parque da Maturidade em Barueri, abre um caminho para o desenvolvimento de um núcleo da modalidade na cidade. O Parque da Maturidade é o maior complexo da América Latina destinado a idosos e abriga diversas atividades para os maiores de 60 anos.


“Para nós da Secretaria da Família, é uma grande alegria e honra poder receber este evento que foi criado na Inglaterra e já foi muito bem disseminado em toda Europa e agora no Brasil. Este esporte atinge positivamente a família, oferecendo uma atividade intergeracional e incentiva o idoso a participar de um esporte tão aclamado e tão inclusivo, com certeza será um grande ganho para nossa cidade. Agradecemos ao fundador da Walking football Brasil Sr. Ricardo Leme por nos presentear com este evento e a Simpress por apoiar esse evento de tamanha importância para toda a família”, destacou secretário da família de Barueri Silvio Macedo.

O evento contou com bons momentos de lazer, integração geracional e muito futebol inclusivo 60+, no país do futebol.




Mais sobre a Walking Football Brasil




A WFB é a organização responsável pela disseminação e estruturação oficial da modalidade de futebol adaptado aos maduros, que se joga caminhando, com menor impacto e riscos de lesão. A modalidade está presente em mais de 16 países e 2000 clubes pelo mundo.


Está ligada a federação internacional da modalidade na representação do esporte no país e, desde 2019, já mobilizou mais de 1000 pessoas em atividades diversas, realizou 14 eventos, desenvolveu projetos socioeducativos e socioesportivos integrados, como o Movimenta.me, voltado para levar experiências positivas e atividades físicas para idosos em isolamento social, que nasceu durante a pandemia. Entre 2020 e 2021 produziu mais de 50 conteúdos audiovisuais e mais 100 encontros virtuais com pessoas idosas.


A organização é parceira do Revivendo Memórias do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP e do Museu do Futebol.


Em 2020, 2021 e em 2022, foi reconhecida consecutivamente com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade do Município de São Paulo na categoria Pessoas Idosas, pela iniciativa de introdução da modalidade para os maduros. Em 2021 passa a integrar a REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, uma das mais importantes redes de valorização do esporte para o desenvolvimento humano.


Está conectada ao primeiro hub do ecossistema de organizações do esporte brasileiro, o Arena HUB e foi acelerada pelo programa de impacto social VOA.


Atualmente, por meio de projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte Federal e Fundo da Pessoa Idosa, a organização deve fechar o ano com a estruturação de dez Núcleos Integrantes à Rede WFB, em parcerias com Secretarias de Esportes, Secretarias de Desenvolvimento Social e Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa de municípios, como: São Paulo, Guarulhos, Cajamar, Jundiaí e Itapevi, além de parcerias com universidades para desenvolvimento do método em estados como SC e RS.


Para o segundo semestre de 2023 a WFB prevê o lançamento de uma convocatória de novas organizações parceiras para integrar à Rede WFB e formação para certificação de profissionais de educação física das cinco regiões do Brasil.


Empresas como: Ambev, Itaú, Pfizer, Machado Meyer Advogados, Dexco, Arteris, Center Norte, Simpress, Centauro e Centauro, estão entre os patrocinadores dos projetos da Walking Football Brasil.


Em 2021, foi selecionada dentre 328 organizações, como uma das 26 a serem apoiadas pelo Itaú Esporte 2022.


A WFB tem uma área específica para acompanhamento dos projetos e avaliação de indicadores. Está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e estratégia do Envelhecimento Ativo (OMS).


Conheça os projetos da Walking Football Brasil e saiba como apoiar o impacto positivo na vida das pessoas 60+.


Conheça nosso site e redes sociais WFB



Informações à imprensa



Informações para empresas

contato@wfb.org.br


Telefone: (11) 98443-5042

3 visualizações
bottom of page