top of page
  • Foto do escritorWFB

Walking Football Brasil, busca parceiros para seus projetos aprovados via Lei do Esporte.

Atualizado: 16 de mar. de 2022


A Walking Football Brasil, organização social que dissemina e organiza no país a modalidade de futebol para pessoas idosas, em que se joga caminhando, vive o momento da captação de recursos para viabilização de seus projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

A cada trimestre do ano, organizações como a Walking Football Brasil buscam parcerias para seus projetos aprovados em Lei de Incentivo ao Esporte, programa de fortalecimento e apoio ao esporte com destinação e dedução de Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas, para projetos aprovados e desenvolvidos por organizações da sociedade civil.


A Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438, de 2006) é a atual lei de fomento ao esporte nacional e colabora para que milhares de pessoas sejam impactadas positivamente por meio dos diversos projetos desenvolvidos por organizações, que culminam no bem-estar físico e emocional por meio das atividades físicas propostas pelas diferentes iniciativas.

A preocupação com a transparência para a aprovação dos projetos e o uso dos recursos é uma das características que favorecem o uso das leis de incentivo em nosso país. Um exemplo disso, é o trâmite complexo e minucioso de validação dos projetos.


Para que uma organização tenha seu projeto aprovado, ela precisa atender alguns pré-requisitos legais como: tempo de existência, certidões negativas de débitos e outras documentações específicas, projetos desenhados com detalhamento de objetivos, resultados, orçamentos entre outros. Estes projetos são submetidos ao portal da Lei de Incentivo e em prazos estabelecidos e, dessa forma, passam pela avaliação de uma comissão de caráter técnico junto à Secretaria Especial do Esporte e uma vez aprovados tem sua publicação em diário oficial, concedendo às organizações a sua autorização de captação de recursos.


A partir daí, as organizações têm o amplo desafio de conectar empresas e pessoas físicas para a destinação de um percentual dos seus impostos de renda, conforme previsto em lei e com isso contribuir para o fomento dos projetos esportivos, para empresas até 1% IR e pessoas físicas até 6% IR.


De acordo com Ricardo Leme, diretor executivo da Walking Football Brasil, a Lei de Incentivo ao Esporte, possibilita que as organizações desenvolvam seus projetos com qualidade e proporcionando impacto positivo na vida das pessoas.


“A Walking Football Brasil, está com três projetos aprovados em Lei de Incentivo ao Esporte Federal e em fase de captação, o que nos levará para 04 novas cidades em 09 núcleos de Walking Football, impactando a vida de centenas de pessoas idosas por meio do esporte” destaca Ricardo.

A organização já conta com parceiros incríveis e patrocinadores de seus projetos aprovados em Lei do Esporte, como: Ambev, Machado Meyer Advogados, Center Norte e outros. No entanto há saldo para captação no período trimestral.


A WFB destaca que é uma excelente estratégia de responsabilidade social para as empresas, fomentar iniciativas como a da Walking Football Brasil.


Para Ricardo Leme um dos fundadores da Walking Football Brasil, as empresas têm um papel fundamental no fortalecimento das organizações da sociedade civil e suas causas. O incentivo fiscal aos projetos contribui diretamente para a sustentabilidade e ampliação de impacto social propostos pelas organizações.


“Atuamos com o esporte para o desenvolvimento humano. Hoje no Brasil, existem mais de 34 milhões de pessoas idosas e a atividade física, como a prática de walking football, contribui para o bem-estar destas pessoas, além de promover a longevidade ativa. Quando as empresas destinam recursos a projetos de esporte, elas estão apoiando não só promoção do bem-estar físico, mas também do bem-estar emocional, do fortalecimento de vínculos, da construção de um espaço de diálogo e interação social” conclui o Ricardo Leme.

O apoio de diversas empresas neste ciclo fiscal poderão viabilizar os três projetos, sendo eles: Núcleo São Paulo, Núcleo Guarulhos e Núcleo Cajamar& Jundiaí.


Os projetos se realizam com uma equipe dedicada e multidisciplinar, além do apoio das secretarias de esportes municipais, no uso dos equipamentos públicos e junto às organizações parceiras que atuam com idosos nos territórios. Os projetos preveem aulas de walking football para as pessoas maduras, além de aulas para bem-estar emocional e conscientização de vários temas educativos para as pessoas participantes, como jogos intergeracionais e eventos.


Ricardo ainda salienta, que os projetos têm amplo acompanhamento com indicadores de resultado que serão monitorados tanto pela Secretaria Especial do Esporte, como pelas empresas doadoras de recursos.


A Walking Football Brasil tem uma área específica para acompanhamento dos projetos e avaliação de indicadores. Está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e estratégia do Envelhecimento Ativo (OMS).


A organização está em fase de captação e apta a receber o incentivo fiscal das empresas.


Sua empresa já apoia projetos de Lei de Incentivo ao Esporte?

Conheça os projetos da Walking Football Brasil.


Clique aqui para conhecer os projetos!



Sobre a Walking Football Brasil

A WFB é a organização responsável pela disseminação e estruturação oficial da modalidade de futebol adaptado aos maduros, que se joga caminhando, com menor impacto e riscos de lesão. A modalidade está presente em mais de 16 países e 2000 clubes pelo mundo.

Está ligada a federação internacional da modalidade, representando o país e, desde 2019, já mobilizou mais de 400 idosos em atividades diversas, realizou 07 eventos, projetos socioeducativos e socioesportivos integrados, como o Movimenta.me, voltado para levar experiências positivas e atividades físicas para idosos em isolamento social, durante a pandemia. Entre 2020 e 2021 produziu mais de 50 conteúdos audiovisuais e mais 40 encontros virtuais com idosos.


A organização é parceira do Museu do Futebol e do Revivendo Memórias em São Paulo realizando atividades educativas, dentre elas, lives e encontros virtuais, apresentando a modalidade e trazendo para o debate, a discussão da ressignificação do envelhecimento e combate ao preconceito etário.


Em 2020 e em 2021, a organização foi reconhecida consecutivamente com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade do Município de São Paulo, pela categoria Pessoas Idosas, pela iniciativa de introdução da modalidade para os maduros. Em 2021 passa a integrar a REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, uma das mais importantes redes de valorização do esporte para o desenvolvimento humano.


Está conectada ao primeiro hub do ecossistema de organizações do esporte brasileiro, o Arena HUB, e é acelerada pelo programa de impacto social VOA.


No retorno de suas atividades presenciais previsto em 2022, levará a modalidade para municípios como: São Paulo, Guarulhos, Cajamar e Jundiaí, em parcerias com Secretarias de Esportes das cidades, organizações da sociedade civil que atuam com longevos, clubes e escolas. A WFB ainda trabalha para o lançamento de uma convocatória de novas organizações parceiras para integrar à Rede WFB, nas cinco regiões do Brasil, logo no segundo semestre do próximo ano.


Site e redes sociais WFB


Informações à imprensa



Informações para empresas

contato@wfb.org.br


Telefone: (11) 984435042


62 visualizações
bottom of page